É uma cena muito comum. A pessoa entre em um bar ou restaurante, vira para o garçom e pede aquele ‘chopp’ bem gelado. Alguns preferem com colarinho, já outros preferem sem. Mas você sabe como a palavra chope surgiu aqui no Brasil?
Só um pequeno adendo antes de prosseguirmos. No Português do Brasil, a grafia correta da palavra é chope. Utilizaremos a grafia ‘chopp’, em alguns momentos, para poder explicar a história da origem da palavra.
Continuando. O termo ‘chopp’ derivou da palavra arcaica alemã ‘schoppen’, que é uma antiga medida para líquidos que vinham em copos. Pode representar um copo com ¼ de litro, isto é, 250 mililitros ou um copo com ½ litro – 500 mililitros.
Essa medida era usada tanto para a cerveja, quanto para o vinho. Como se pode perceber, a origem da palavra ‘chopp’ não faz referência à bebida, mas sim ao volume, isto é, a quantidade que cabia no copo.
Mas como ‘schoppen’ virou chopp?
A história mais aceita é que foi em razão dos mestres cervejeiros que vinham da Alemanha. Eles vinham ensinar as primeiras cervejarias daqui a produzir a bebida e traziam consigo suas próprias canecas.
No final do expediente, eles estendiam suas canecas e pediam uma medida de cerveja em alemão: ‘– Ein schoppen bitte!’.
Os trabalhadores brasileiros dessas cervejarias não entendiam nada do idioma deles e, desse modo, associaram que ‘schoppen’ ou ‘chopp’, era a cerveja que saía direto do tanque da fábrica, sem estar pasteurizada.
Desde então, aqui no Brasil, popularizou-se chamar de chope a cerveja tirada de uma torneira.
Fonte: clubedocervejeiro.com